top of page

Agenda

Oficina: Material de divulgação do Observatório GCC

Dia 22 de outubro de 2014
Auditório da Gerência Distrital GCC
Das 13h às 17h

​​

Trabalhadores de saúde e comunidade estão convidados. Agendem-se! São apenas 30 vagas.

 

Criação de material para a divulgação do Observatório de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal pelos próprios extensionistas com o intuito de apropriação desse espaço virtual, a partir de sensibilização. Início da Oficina das Habilidades de Ferramentas Digitais.

Para que serve um Observatório?

O Observatório de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre.

O Município de Porto Alegre possui cerca de 1.410.00 habitantes, representando 13% da população do Estado do Rio Grande do Sul. A Gerência Distrital Glória/Cruzeiro/Cristal (GDGCC) é responsável pela oferta e gestão de serviços de saúde para seis bairros de Porto Alegre, atendendo uma população de aproximadamente 136 mil habitantes, em torno de 10% do total da cidade.

As informações de saúde da população que reside nesses bairros e que é atendida pelos serviços de saúde da Gerência Distrital GCC, aqui disponibilizadas, foram selecionadas por meio de um trabalho coletivo, envolvendo diferentes atores: trabalhadores dos serviços de saúde desta Gerência, da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (ASSEPLA), professoras e acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde da UFRGS.

O objetivo principal do Observatório de Saúde é fortalecer a integração ensino-serviço, dar visibilidade às condições de saúde da população destes Distritos e contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do apoio à gestão e ao ensino na saúde.

Quem somos

Constituir-se como um espaço de pactuação envolvendo diferentes atores com o intuito de mapear, analisar, discutir e difundir informações em saúde;

 

Realizar levantamento e diagnóstico da situação da participação comunitária no território, incluindo as diversas modalidades de comunicação e disseminação da informação;

 

Ampliar a participação da comunidade na produção e no uso de informações em saúde;

 

Qualificar a identificação dos indicadores de saúde de interesse local;

 

Desenvolver processos e meios de comunicação para o monitoramento e disseminação de indicadores e informações de saúde, que permitam interatividade entre usuários e trabalhadores dos serviços de saúde da GDCC;

 

Construir um banco de dados que possibilitem a análise sistemática da saúde deste território;

 

Atualizar continuamente as informações e indicadores de saúde disponibilizados no Observatório.

Ações a serem desenvolvidas

Links

bottom of page